segunda-feira, 24 de abril de 2017

Resumo: A Guerra Colonial

A Guerra Colonial
1.     A Guerra Colonial foi um conflito armado que envolveu Portugal e os movimentos africanos que lutavam pela independência dos seus territórios.

2.     A Guerra Colonial teve início em 1961 com a anexação de Goa, Damão e Diu pela União Indiana, na Ásia. Neste mesmo ano, em Angola começou a luta armada pela independência. Em 1963, a guerra alastra à Guiné e, no ano seguinte (1964), eclode em Moçambique.

3.     Perante a exigência dos movimentos políticos das colónias africanas em obter a independência dos seus territórios, Salazar recusou totalmente negociar e chegar a um acordo. Por esta razão, eclodiu a guerra em Angola, Guiné e Moçambique.

4.     A Guerra Colonial caracterizou-se pela guerra de guerrilha, com emboscadas, ataques-surpresa, utilização de minas e ataques desencadeados por pequenos grupos.


5.     A Guerra Colonial prolongou-se de 1961 a 1974, provocando mais de oito mil mortos entre os soldados portugueses e mais de vinte mil feridos, muitos deles com deficiências profundas para toda a vida. O aumento da emigração clandestina e os enormes gastos do Estado foram, igualmente, consequências negativas deste conflito.  

Sem comentários:

Enviar um comentário