quarta-feira, 26 de abril de 2017

Resumo: O 25 de Abril e o regime democrático (1)

O golpe militar de 25 de Abril de 1974
As razões que levaram à revolução
·         O governo de Marcelo Caetano (1968-1974) não resolveu os problemas do país. Assim, as principais razões que levaram à revolução foram:
o   a falta de liberdade, a censura e a repressão da polícia política (PIDE/DGS);
o   o prolongar da Guerra Colonial;
o   as difíceis condições de vida que provocaram um forte aumento da emigração;
o   a proibição dos partidos políticos e a inexistência de liberdade de voto.

25 de Abril de 1974: principais episódios e protagonistas
·         Cansados de uma guerra que parecia não ter fim, um grupo de jovens militares formou o Movimento das Forças Armadas (MFA) a fim de preparar um golpe militar para derrubar o governo de Marcelo Caetano.
·         Em 25 de Abril de 1974, o MFA desencadeou um golpe militar que acabou com a ditadura do Estado Novo e instaurou um regime democrático.
·         O aviso para o início das operações foi dado através da rádio. As senhas foram duas canções: “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho e “Grândola, vila morena”,  de Zeca Afonso.
·         O Major Otelo Saraiva de Carvalho foi o principal responsável pela elaboração do plano das operações militares e o Capitão Salgueiro Maia comandou as tropas que cercaram o Quartel do Carmo, onde se encontrava Marcello Caetano, que, por volta das 16 horas, aceitou a rendição, marcando o fim do regime do Estado Novo.
·         Apesar dos avisos dos militares para que permanecessem em casa, as ruas foram invadidas pela população de Lisboa que, com grande entusiasmo, manifestou o seu apoio aos militares.
·         Além da forte adesão popular, esta revolução caracterizou-se por ter sido pacífica e de praticamente não terem ocorrido situações de grande violência. Ficou conhecida pela “Revolução dos Cravos”.








Sem comentários:

Enviar um comentário