terça-feira, 2 de maio de 2017

Resumo: As grandes viagens transatlânticas

1.       Foi no reinado de D. Manuel I que Vasco da Gama chegou à cidade de Calecute, na Índia, em 1498, navegando ao longo do Atlântico e do Índico, contornando o continente africano. Pela primeira vez, estabeleceu-se uma ligação marítima entre a Europa e a Ásia, através da navegação nos oceanos Atlântico e Índico.

2.       A chegada à Índia por via marítima permitiu a Portugal o domínio do comércio do Oriente com a criação da “Carreira da Índia”. As naus portuguesas traziam para Lisboa e para a Europa os ricos produtos do Oriente: especiarias, sedas, porcelanas, perfumes, pedras preciosas, madeiras e outros.

3.       A descoberta da América por Cristóvão Colombo, em 1492, originou um desentendimento entre os reis de Castela e de Portugal, obrigando à intervenção do Papa para se chegar a um acordo sobre as terras a descobrir. Assim, em 1494, foi assinado o Tratado de Tordesilhas em que o Mundo ficaria dividido entre Portugal e Castela. A parte ocidental, a 370 léguas de Cabo Verde, ficaria para Castela e a parte oriental para Portugal, garantindo a exploração da costa africana, do Oriente e, também, do Brasil, na América do Sul.

4.       Em 1500, foi descoberto o Brasil por Pedro Álvares Cabral. Ainda hoje não existe a certeza de que esta descoberta tenha sido intencional ou por acaso. Alguns historiadores consideram que foi por acaso, causada por uma tempestade que desviou demasiado as naus para ocidente. Outros referem que foi uma descoberta intencional. Segundo estes autores, D. João II já teria conhecimento da existência do Brasil e, por isso, nas negociações com Castela, insistiu em desviar mais para ocidente a linha do Tratado de Tordesilhas, garantindo as terras do Brasil.

5.       Fernão de Magalhães, navegador português ao serviço dos reis de Espanha, em 1519, comandou uma viagem de circum-navegação, partindo de Sevilha em direção a Ocidente. Descobriu uma passagem que ligava o Atlântico ao Pacífico, navegou no Índico e chegou a Sevilha em 1522. A viagem de Fernão de Magalhães provou que a Terra era redonda e que era possível navegar entre todos os oceanos.


6.       A nau era um navio maior e mais resistente do que a caravela, pois tinha de estar adaptado ao transporte de pessoas, mantimentos e mercadorias em longas e demoradas viagens. Tinha velas quadrangulares e uma triangular. Estava equipada com peças de artilharia para atacar e defender-se. Além dos frequentes ataques de piratas e dos muçulmanos, os naufrágios e as doenças eram perigos que os tripulantes das naus receavam ter enfrentar.    

Sem comentários:

Enviar um comentário