Resumo: A modernização da indústria
- A utilização da máquina a vapor contribuiu para a modernização da indústria portuguesa na segunda metade do século XIX, fazendo com que a produção artesanal fosse substituída pela produção industrial.
- Na produção artesanal, o trabalho era feito por artesãos em pequenas oficinas, que se serviam de ferramentas simples. As fontes de energia eram a água, o vento ou os músculos. Produzia-se pouco e os produtos eram todos diferentes e únicos. A produção industrial passou a ser feita nas fábricas, que empregavam grande número de operários, e estavam equipadas com máquinas que funcionavam a partir das máquinas a vapor. O carvão e o vapor eram as fontes de energia. A produção "em série" fez com que a produtividade aumentasse muito e os preços dos produtos diminuísse.
- A indústria portuguesa desenvolveu-se, principalmente, em redor das cidades do Porto e Lisboa. Na região do Porto, Guimarães e Braga predominavam fábricas de têxteis, vestuário e conservas. Em Lisboa, Barreiro e Setúbal instalaram-se as indústrias do tabaco, química e metalúrgica.
|
Máquina a vapor |
Sem comentários:
Enviar um comentário