A circulação de pessoas e mercadorias
- No início do século XIX, a circulação de pessoas e de mercadorias era muito difícil. As estradas eram poucas, de fraca qualidade e o tempo gasto era muito elevado.
- Fontes Pereira de Melo foi o ministro responsável pela aplicação de uma política de obras públicas que tinha como objetivo a modernização das vias de comunicação e dos meios de transporte, na segunda metade do século XIX. A esta política deu-se o nome de fontismo.
- Os governos liberais investiram na construção de milhares de quilómetros de estradas, tornando mais fáceis e rápidas as viagens de diligência ou mala-posta.
|
Diligência |
- Em 1856, foi inaugurado o primeiro troço de caminho de ferro e, até ao final do século XIX, foi construída uma grande extensão desta via (mais de 2000 km), que passou a ligar milhares de localidades portuguesas e as principais cidades, através da utilização de um novo meio de transporte: o comboio.
|
Locomotiva a vapor |
- O comboio tornou-se no mais importante meio de transporte do século XIX, porque a circulação de pessoas e mercadorias melhorou muito. As viagens tornaram-se mais rápidas, baratas e seguras. Contribuiu para a maior mobilidade da população e para uma melhoria no transporte de mercadorias. Este novo meio de transporte teve um papel importante no desenvolvimento das atividades económicas: agricultura, indústria, extração mineira e outras.
- Esta política fontista, de grandes investimentos em obras públicas (transportes, vias e meios de comunicação) obrigou os governos liberais a recorrer a empréstimos muito avultados ao estrangeiro, o que fez aumentar a dívida externa. Entre 1890 e 1892, Portugal sofreu uma grave crise financeira porque o Estado não tinha dinheiro suficiente para pagar este empréstimo.
Os meios de comunicação de ideias e de informações
- Ao longo do século XIX, surgiram e desenvolveram-se novos meios de comunicação que facilitaram a circulação de ideias e informações.
- Os serviços de correios foram melhorados: introduzem-se o selo postal e os marcos do correio.
- Em 1857, inaugurou-se a rede de telégrafo elétrico, permitindo o envio e receção de telegramas.
- Em 1882, entrou em funcionamento a primeira rede de telefones.
|
Um dos primeiros telefones |
- Nesta época generalizou-se o hábito da leitura de jornais, como o Diário de Notícias, O Século, Jornal de Notícias e outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário