sexta-feira, 12 de maio de 2017

Resumo: O Império Português do Século XVI

1.  O Império Português do século XVI estendia-se por quatro continentes: Europa (Madeira e Açores), África (Cabo Verde, feitorias de Arguim e de S. Jorge da Mina), Ásia (feitorias de Goa, Malaca e Macau) e América (Brasil).

2.      A rota do Cabo e as rotas do Atlântico eram as principais rotas comerciais que ligavam os vários territórios do império português do século XVI.
a.  De África, as naus traziam para Portugal principalmente ouro, escravos, marfim e malagueta.
b.    Da Índia e do Extremo Oriente vinham especiarias, porcelanas, sedas, pedras preciosas, perfumes e madeiras exóticas.
c.       O pau-brasil e o açúcar eram os principais produtos trazidos do Brasil.
d.      Da Madeira chegavam a Portugal o açúcar, o vinho e a madeira.
e.      Dos Açores, transportava-se para Portugal o gado, as plantas tintureiras e os cereais.

3.  Lisboa era a capital do império português e o maior porto comercial do século XVI, onde chegavam naus com riquezas e mercadorias vindas de todos os continentes. A sua população aumentou muito, devido à chegada de milhares de escravos e de portugueses que vinham das zonas rurais em busca de um emprego e de melhores de condições de vida. Durante o reinado de D. Manuel I a cidade expandiu-se e surgiram novos espaços:
a.      Terreiro do Paço – principal praça de Lisboa;
b.      Paço da Ribeira – nova residência oficial do rei;
c.       Casa da Índia e Casa da Guiné – onde se guardavam os produtos asiáticos e africanos;
d.      Alfândega Nova – onde se cobravam os impostos sobre os produtos ultramarinos;
e.      Rua Nova dos Mercadores;
f.        Ribeira das Naus – estaleiro naval.

4.  Quando foram descobertos, os arquipélagos atlânticos não eram habitados. Para se iniciar e desenvolver a sua exploração económica, foram enviados colonos que se dedicaram principalmente à agricultura, pecuária e pesca. Estes territórios pertenciam ao Infante D. Henrique, que os dividiu em capitanias e a sua administração foi entregue a um capitão donatário.

5.      A exploração económica do império português do século XVI variou de território para território:
a.    Nos arquipélagos atlânticos da Madeira, Açores e Cabo Verde e no Brasil foi feita a divisão do território em capitanias; a agricultura era a principal atividade económica;
b.  Na costa africana, foram criadas feitorias para se efectuarem em segurança as trocas comerciais;
c.   Na Ásia (Índia e Oriente), foram nomeados vice-reis para defenderem os interesses de Portugal nestas regiões contra a concorrência dos muçulmanos, que ameaçavam o domínio do comércio das especiarias e dos produtos orientais; dois dos vice-reis mais importantes foram D. Francisco de Almeida e Afonso de Albuquerque.

6.      À medida que o império foi sendo construído, os portugueses estabeleceram contactos com povos de diferentes regiões e com culturas e costumes diferentes.
a.     Em África e no Brasil encontraram povos com um modo de vida ainda muito primitivo; milhares de africanos foram levados para a Europa e para o Brasil como escravos;
b.      Na Ásia, os povos com quem os portugueses contactaram tinham uma civilização muito desenvolvida, efetuando-se trocas culturais com estes povos.
c.  Os contactos desenvolvidos com outros povos provocaram a alteração dos hábitos alimentares dos portugueses e dos europeus, passando-se a consumir alimentos que anteriormente não existiam na Europa: batata, milho, feijão, tomate, café, chá e outros; surgiram novas palavras no vocabulário português e de outros povos, assim como também na forma de vestir;

d.      A aculturação e a miscigenação foram alguns dos efeitos mais importantes do encontro de povos e culturas que a expansão marítima tornou possível.


Sem comentários:

Enviar um comentário