terça-feira, 9 de maio de 2017

Resumo: Os efeitos da democratização em Portugal

1.     A descolonização e a democratização, iniciadas com o 25 de Abril de 1974, fizeram com que Portugal passasse a ser um país bem aceite pela comunidade internacional, incluindo a Europa.

2.     Portugal passou a fazer parte da Comunidade Económica Europeia (CEE) em 1986, o que contribuiu para aumentar o seu prestígio internacional e para desenvolver e modernizar o país.

3.     Como membro da CEE, Portugal beneficiou de apoios financeiros para o seu desenvolvimento e modernização: construíram-se estradas e auto-estradas, escolas, hospitais e centros de saúde, pavilhões gimnodesportivos, piscinas públicas, bibliotecas, a electricidade e saneamento básico chegaram a todo o território nacional, para além de muitos outros investimentos.

4.     A saúde, educação e segurança social tornaram-se acessíveis a todos os portugueses, contribuindo para uma melhoria significativa das suas condições de vida.

5.     A Constituição de 1976 garante a igualdade de géneros, ou seja, não pode haver diferenças de tratamento entre portugueses do sexo masculino e sexo feminino, por exemplo, no acesso à educação, ao trabalho, à saúde e à proteção social. Atualmente, e de acordo com a Constituição, homens e mulheres têm os mesmos direitos e deveres.


6.     Algumas das principais dificuldades que os portugueses enfrentam atualmente são o elevado desemprego, a lentidão da justiça, as desigualdades sociais, o envelhecimento da população, o abandono escolar, a reduzida participação cívica e a degradação de alguns espaços urbanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário