terça-feira, 16 de maio de 2017

Resumo: Os efeitos da expansão marítima

1-As descobertas marítimas deram origem a novas rotas oceânicas ligando a Europa a territórios localizados em vários continentes. As rotas do Atlântico estabeleciam a ligação entre a Europa, África e América. Além das trocas comerciais, intensificaram-se os contactos com povos de culturas muito diferentes, dando início à aculturação e miscigenação.
2-Uma das consequências da expansão marítima, foi a alteração dos hábitos alimentares dos europeus e dos portugueses, devido ao contacto com novos produtos e à sua introdução na Europa. Alguns desses novos produtos:
De África – Malagueta, café, melão, melancia, batata – doce…
Da América – Batata, feijão, tomate, milho, tabaco…
Da Ásia – Pimenta, canela, noz-moscada, gengibre, chá…
3-Nos territórios do império, os portugueses procuraram impor a sua cultura (língua, religião e costumes) aos povos nativos. Muitos destes, deixaram-se influenciar pela cultura portuguesa, convertendo-se ao cristianismo e adotando alguns costumes portugueses (aculturação).
4-Com o aumento dos territórios que faziam parte do império português a necessidade de mão-de-obra para trabalhar na exploração económica desses territórios era cada vez maior. Como em Portugal era insuficiente a população para realizar esses trabalhos, recorreu-se aos escravos. O comércio de escravos intensificou-se a partir do século XVI. Calcula-se que terão sido levados de África para o Brasil cerca de quatro milhões de seres humanos para trabalhar principalmente nas minas e na produção do açúcar em condições desumanas.
5-Nas diversas partes do mundo que pertenceram ao império português, atualmente, ainda existem marcas da presença portuguesa. A língua, a religião, as etnias e o património arquitetónico constituem as heranças mais marcantes dos contactos desenvolvidos pelos portugueses com povos dessas regiões.
A língua – em todo o mundo, cerca de 242 milhões de pessoas falam o português;
A religião – o Brasil é o país do mundo com maior número de cristãos; antes da chegada dos portugueses, o cristianismo não era conhecido neste território; tal como no Brasil, o mesmo aconteceu em África e na Ásia;
As etnias – no Brasil e em várias regiões de África e da Ásia, as populações locais apresentam características físicas e culturais herdadas do seu cruzamento com os portugueses.
6-Património arquitetónico – Nos territórios que integraram o império português existem atualmente edificações realizadas pelos portugueses no tempo em que neles estiveram presentes. Alguns exemplos:
África – Fortalezas de Safi e Mazagão (Marrocos); Catedral de Santiago e Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Cabo Verde);
Ásia – Catedral de S. Paulo (Macau); Fortaleza de Diu (Índia);

Brasil – Sé de Olinda; Centro histórico de Diamantina e S. Salvador da Baía.

Sem comentários:

Enviar um comentário